quarta-feira, 23 de março de 2011

A Historiadora JAQUELINI SOUZA - é a nova COORDENADORA CIENTÍFICA do Grupo de Estudos de HISTÓRIA REFORMACIONAL do ICER.

A Profa. Jaquelini Souza é Historiadora pela Universidade Regional do Cariri/CE e Mestranda em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, professora da Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana do Brasil em Iguatu/CE.  É a nova COORDENADORA CIENTÍFICA voluntária do Grupo de Estudos de HISTÓRIA REFORMACIONALhttp://historiareformacional.blogspot.com – ligada a ONG cristã-calvinista: ICER – Instituto de Cultura e Educação Reformada – http://educacaoeculturareformada.blogspot.com.

Pressupostos Filosóficos e Referencial Teórico:

- Identificação teórica com a Stichting voor Christelijke Filosofie / Association for Reformational Philosophy (Holanda) - http://srw.webadres.nu/index.php  - e seu veículo principal, a revista PHILOSOPHIA REFORMATA - http://www.philosophia-reformata.org/content/home . Hermenêutica Reformacional Criação-Queda-Redenção;

- Absorção epistemológica TEO-REFERÊNCIA do CPAJ - Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper / Instituto Presbiteriano Mackenzie – http://www.mackenzie.br/;

- Desenvolvimento da tradição filosófica reformada neo-calvinista na realidade social brasileira a partir do debate da AKET – Associação Kuyper de Estudos Transdisciplinares –  www.aket.org.br  / L'Abri Brasil http://www.labri.org/brazil/index.html;

- Contribuição da Nova Epistemologia Reformada de ALVIN PLANTINGA - http://alvinplantinga.blogspot.com/ e NICHOLAS WOLTERSTORFF - http://nicholaswolterstorff.blogspot.com/;

Propósito:

Formar uma “Escola de Pensamento Historiográfica” de excelência, fundamentados em uma epistemologia reformada e reformacional.

Missão:

- Ser uma sociedade científica produtiva, desenvolvendo-se como uma corrente filosófica, metodológica e historiográfica de alto nível acadêmico, superando todos os elementos reducionistas do naturalismo filosófico na compreensão e ensino de história.

Objetivos 2011 até 2021:

1. Criação da ABRAHIR – Associação Brasileira de História Reformacional;
2. Criação e Divulgação da Revista Científica HISTÓRIA REFORMATA;
3. Criação e manutenção do Prêmio Científico de História para Monografias, Comunicações Científicas, Dissertações e Teses sobre a HISTÓRIA REFORMACIONAL.
4. Um grupo de estudos em HISTÓRIA REFORMACIONAL em cada faculdade de história no Brasil e língua portuguesa.
5. O reconhecimento da disciplina HISTÓRIA REFORMACIONAL em todos os cursos de história no Brasil e países de língua portuguesa.
6. Cursos e Seminários da História da Igreja Cristã e Reformada nas comunidades cristãs.
7. Desenvolvimento de cursos online, publicação de livros e divulgação da ABRAHIR.

Princípio Metacategorial do Historiador Reformacional:

- JESUS CRISTO é o FUNDAMENTO e o SENHORIO Epistemológico - (Gn. 1:1; I Co. 3.11; II Co. 10:4-5; Col. 2:3; PV.1:7);


Prof. Luis Cavalcante
Fundador e Coordenador do ICER - Instituto de Cultura e Educação Reformada
E-mail: prof.luiscavalcante@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário